Como fazer manutenção de carro parado na quarentena?

Todas as dicas não colocam em risco a vida dos proprietários e são fáceis de serem realizadas

Tempos difíceis para as pessoas e as máquinas. A quarentena deixou as pessoas presas dentro de suas próprias casas e consequentemente os carros parados nas garagens. Os noticiários exibem 24 horas as atualizações do caos global causado pelo coronavírus e quais os cuidados as pessoas devem ter para não fazerem parte das estatísticas do Covid-19. Mas para o seu companheiro de quatro rodas não fazer parte das estatísticas de carros com defeito após um longo tempo parado, é necessário que algumas dicas simples de manutenção sejam seguidas. 

A Mobiauto pediu algumas recomendações de como fazer a manutenção do carro parado para a Chevrolet, marca do carro mais vendido do Brasil, Kia, uma das maiores importadoras do país e para Stradale, oficina mecânica voltada para carros do segmento premium. Todas as dicas não colocam em risco a vida dos proprietários e são fáceis de serem realizada, confira. 

8 Dicas de como fazer a manutenção de carro parado

1. Ligar o carro semanalmente: a Chevrolet e a Stradale recomendam colocar o veículo para funcionar pelo menos uma vez por semana, deixando-o ligado por aproximadamente 10 minutos, que é o tempo necessário para temperatura de operação ser alcançada. A fabricante ainda alerta que isso deve ser feito em um ambiente ventilado por causa dos gases tóxicos liberados pelo escamento. Já a Kia aconselha rodar com o carro pelo menos 10 km a cada cinco dias. Isso contribui para o aquecimento normal do motor e da transmissão para fazer os fluidos circulem normalmente pelos sistemas do veículo e para o recarregamento da bateria. 

2. Colocar o carro para rodar: para evitar deformações no pneu por ficar muito tempo estacionado na mesma posição. Arecomendação da Chevrolet e da Stradale é apenas movimentar um pouco veículo para que os pneus possam girar um pouco e não acabem “quadrados” até o final da quarentena. 

 3. Pneus calibrados: esse é um outro cuidado que deve ser tomado com o carro parado durante a quarentena. Há muitas indicações diferentes quando o assunto é calibragem dos pneus, mas a recomendação da Kia é que os pneus sejam calibrados de acordo com o que está descrito no manual do proprietário e na etiqueta colada na coluna da porta do condutor. 

4. Ligar o ar-condicionado regularmente: outra recomendação da Chevrolet é colocar o ar-condicionado para funcionar frequentemente, pois além de ventilar o carro, evita o acúmulo de bactérias que são responsáveis por gerar aquele mal odor no interior do habitáculo do veículo. 

5. Manter o carro limpo por fora: as pessoas já sabem o quanto é importante manter o interior do automóvel bem higienizado, ainda mais em tempos de coronavírus, porém, muitas se esquecem que limpar o exterior do veículo evita riscos na pintura. Outra dica da Chevrolet, é cobrir o carro com uma capa para manter a lataria brilhando. 

6. Cuidados para a gasolina não perder a qualidade: A Kia recomenda deixar o tanque de combustível abastecido para minimizar a evaporação. Deixar o carro parado por um longo tempo e com o tanque na reserva pode fazer com que na próxima partida o sistema puxe impurezas do fundo do recipiente. Mas a Stradale lembra, que a gasolina parada no tanque pode ficar velha e acabar danificando outras peças do sistema de alimentação de combustível. Por isso é sempre bom dar uma volta e gastar um pouco da gasolina. Assim lubrifica o sistema e não deixa a gasolina perder qualidade.

7. Fluidos no nível correto: a Kia recomenda que um dos cuidados que se devem ser tomados com o carro parado é ficar atento ao nível dos fluidos, que devem estar de acordo com o indicado no manual do proprietário. A importadora ainda informa que os fluidos do óleo do motor, câmbio, arrefecimento e reservatório do limpador de para-brisa podem abaixar mesmo sem usar o carro, o que ressalta a importância de seguir o manual. 

8. Vencimento do óleo: com o carro parado é esperado que se esqueça de checar se algumas coisas ainda estão com a validade em dia, por isso a Stradale alerta a necessidade de ficar atento ao período de vencimento do óleo do motor, pois o prazo é de um ano ou 10 mil km na maioria dos carros. Segundo a Sua Oficina Online, usar óleo vencido além de aumentar o consumo de combustível, pode diminuir a vida útil do motor. Por isso, se o óleo estiver perto de vencer, já faça a troca. Para continuar respeitando a quarentena, procure uma oficina com serviço de entrega e retirada em casa.
Fonte: Mobiauto, escrita por Camila Torres